quarta-feira, 9 de maio de 2012

Homem ou mulher? Os dois! Nova condição psicológica de gênero deixa os cientistas perplexos

Osmairo Valverde 
21 de abril de 2012 14:49 

Cientistas afirmam ter descoberto um novo gênero entre os seres humanos, não se encaixando nem em masculino, tão pouco feminino.

Essas pessoas conseguem sentir “genitálias fantasmas”, sentindo como se fossem do sexo oposto. Um grupo de pessoas com a Incongruência de Gênero Alternado, também chamado de AGI, declarou que podem mudar involuntariamente de masculino para feminino e vice-versa instantaneamente.

“A maioria dos indivíduos com essa característica experimenta sensações de seios fantasmas e até mesmo a própria genitália contrária ao biológico. Eles simplesmente vagam de um gênero para outro”, comentou o neurocientista professor Vilayanur Ramachandran, diretor do Center of Brain and Cognition  da Universidade da Califórnia.

O estudo entrevistou 32 pessoas que sofrem do problema. Um dos afetados pelo comportamento incomum, que não teve seu nome relevado por questões éticas, comentou: “Se eu estou no modo masculino e vejo alguém chorando, eu vou pensar mais como se não estivesse ligando muito. Se estou no modo feminino e vejo alguém chorando, logo fico pensando com doçura”, de acordo com entrevista no portal The Huffington Post.

Outro paciente comentou: “Eu às vezes acordo e penso que tenho pênis e não possuo seios. Eu geralmente não saio da cama porque sei que é meu cérebro me pregando uma peça, então deito e choro”.

Dos pacientes estudados, cerca de 80% possui a transformação de gênero uma ou mais vezes por dia. Os autores do estudo comentaram que entre os extremos homem e mulher existem espectros mal compreendidos e mal estudados, sendo algo muito importante da identidade humana, desafiando as classificações tradicionais.

De acordo com o professor Ramachandran, os cientistas precisam descartar a possibilidade deste comportamento ser uma variante do transtorno dissociativo de identidade, também chamado de transtorno de personalidade múltipla.

Os pesquisadores também descobriram que pessoas com este comportamento tendem a bipolaridade e conseguem serem ótimos ambidestros. Os cientistas estão pesquisando para entender se o fenômeno está relacionado com a queda ou aumento dos níveis de hormônios como a testosterona.

Pesquisadores estão tentando reconhecer o comportamento como uma nova categoria de transexuais ou uma nova condição neuropsiquiátrica, mas dizem serem necessárias mais pesquisas, pois é um fato extremamente novo.

O Dr. Ramachandran é conhecido em todo o mundo por estudar condições bizarras da mente humana. Ele explorou, anteriormente, a sinestesia, uma condição estranha em que os sentidos humanos se misturam: algumas pessoas podem saborear palavras, ouvir cores e sentir sons. O problema afeta milhões de pessoas.

Disponível em <http://www.jornalciencia.com/saude/mente/1631-homem-ou-mulher-os-dois-nova-condicao-de-genero-deixa-os-cientistas-perplexos>. Acesso em 05 mai 2012.

2 comentários:

  1. Ficaram "perplexos" por que nunca leram Judith Butler. E tem gente que leva a tal "ciencia" a sério.

    ResponderExcluir
  2. Por: Nikole Scarlet McCoy
    Não fosse pela influência nefasta e castradora do judaico-cristianismo na nossa cultura já estaríamos anos luz a frente da ciência que estuda a sexualidade humana. Enquanto os sacerdotes afirmarem que sexo é apenas para procriação e o que passar disso "vem do malígno" os seres humanos que se submetem às suas mentiras continuarão vivendo uma vidinha sexual "miserenta" e oca e os consultórios de psicanalise nunca terão horas vagas, pois as mulheres desses tais (muitas delas nunca atingiram orgasmo na vida) sempre nos procurarão tentando resolver o impasse de estarem casadas com "senhores feudais" sendo tratadas como propriedade do marido, como o carro, a casa, o celular... Infelizes e sedentas por um delicioso orgasmo.
    Quanto ao "terceiro sexo" que está entrando na moda, não fosse pela castração até da ciência, os cientistas já teriam se dado conta de que somos um fato real e natural. Eu, por exemplo,sou uma "navegadora de genero" e nunca tive problema com isso. Quando quero ser macho sou macho, quando quero ser femea sou femea... e dai? O que os "santões" têm a ver com minha vida sexual ou com o genero que escolho no momento? Quem são eles para me julgar? (sepulcros caiados). É assim que exerço minha liberdade e vivo a plena felicidade, sem traumas, sem pecado, sem neuroses. Ponto final!

    ResponderExcluir