sábado, 23 de junho de 2012

Música de Tiririca faz garoto mudar seu nome

Rogério Barbosa
24abril2012

Um jovem de 17 anos poderá retirar de seu nome a palavra Florentino pela semelhança com a música Florentina, do humorista e deputado Tiririca. De acordo com o relator do processo que concedeu o direito ao jovem, desembargador João Pazine Neto, da 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, “é fato notório e público que o nome ‘Florentino’ faz parte do repertório de uma música do humorista ‘Tiririca’, música esta de caráter cômico, destinada à zombaria e gracejo que em nada dignifica o sobrenome mencionado".

Ele procurou a Justiça para ver retirado de seu nome a palavra que foi herdada de sua avó materna. De acordo com o processo, a psicóloga da escola em que o jovem estuda identificou caso de bullying, já que os colegas dele fazem gozações por causa da semelhança de sue nome com a música.

Para o relator do pedido, o fato de Tiririca ter ganhado mais visibilidade na mídia, após ter sido eleito deputado federal, prejudica ainda mais a situação do garoto, caso o seu nome seja mantido. “ O humorista está mais popular do que nunca, pois como também é público e notório, candidatou-se ao cargo de deputado federal fazendo uma campanha também à moda de zombaria e foi o mais votado dos parlamentares. Ora, evidente, que tudo isso só faz aumentar o gracejo cruel dos jovens em época”.

Para o desembargador, o fato do garoto estar na adolescência e em fase escolar agrava o quadro, pois “a zombaria pode causar graves danos à sua personalidade, devendo, portanto, ser reprimido qualquer fato que possa potencializar a zombaria da escola a lhe causar constrangimentos”.

Concluiu Pazine Neto que “as conseqüências para as vítimas desse fenômeno são graves e abrangentes, promovendo no âmbito escolar o desinteresse pela escola, o déficit de concentração e aprendizagem, a queda do rendimento, o absentismo e a evasão escolar. No âmbito da saúde física e emocional, a baixa na resistência imunológica na auto-estima, o stress, os sintomas psicossomáticos, transtornos psicológicos, a depressão e o suicídio”. 


Disponível em <http://www.conjur.com.br/2012-abr-24/garoto-mudar-nome-causa-musica-florentina-tiririca>. Acesso em 22 jun 2012.

Um comentário:

  1. Por: Nikole Scarlet McCoy
    Graças a DEUS os filhos da Luz começam a se manifestar no horizonte de Aquarius. Em época de trevas esse menino teria que amargar a chacota sofrida pelos colegas em função de seu nome, o que não deixa de ser bullying e por certo seria mais um no divã de algum colega meu. Não fosse pelo esclarecimento e mente aberta desta autoridade essa criança amargaria uma vida de tortura psicologica e emocional que lhe transformaria em um neurótico revoltado contra a sociedade. Vejo a atitude deste desembargador (palmas para ele!!!!!)como uma promessa de tempos mais luzídios para os seres humanos, que ele seja o arauto da Luz e que seus pares sigam seu exemplo, para que, quando uma transexual sentindo-se humilhada por um nome que lhe foi imposto e que não é seu nome verdadeiro(esse ela escolhe para si mesma) e que não seja condizente com sua realidade feminina, ao entrar na justiça para mudança de nome depare com um desses filhos da Luz que lhe solucione o problema sem burocracia e sem os velhos alçapões judiciais.
    Senhor Desembargador JOÃO PANZINE NETO, parabéns, louvado seja DEUS por sua presença neste planeta com sua autoridade e iluminação espiritual. Que DEUS continue iluminando sua mente previlegiada.

    ResponderExcluir