segunda-feira, 25 de junho de 2012

O apoio da rede social a transexuais femininas

Milene Soares et al
Paidéia
jan.-abr. 2011, Vol. 21, No. 48, 83-92

Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender a relação atual de transexuais femininas com suas redes sociais. Participaram cinco pacientes submetidas à cirurgia de transgenitalização em um hospital público do interior do Estado de São Paulo, Brasil. Elas responderam à entrevista semi-estruturada e a perguntas para a construção de Genogramas e Mapas de Rede. Os dados foram compreendidos de forma qualitativa a partir da teoria sistêmico-cibernética novo paradigmática. As entrevistadas relataram situações em que sentiram apoio, inclusive diante da decisão de operar, mas também descreveram situações nas quais sentiram humilhação e exclusão pelo fato de expressarem e viverem sua sexualidade de forma diferente da maioria das pessoas. O estudo mostrou que ainda prevalece a posição heteronormativa, sustentando preconceitos e atos de discriminação direcionados às mulheres transexuais.


2 comentários:

  1. Por: Nikole Scarlet McCoy
    Não adianta tentarmos acordo com os homofobicos, nem tampouco ignora-los, eles são fanáticos como os "homens bomba". Então só nos resta partir pro ataque, não com armas de fogo ou pedradas, mas com inteligência, colocando no poder gente nossa, comprometida com nossa causa. Somente assim teremos voz e não mais terão força contra nossa causa os bolsonaros e maltas e crivellas da vida, "múmias" que teimam em não voltar pro sarcófago. Tambem devemos difundir nossa causa como eu venho fazendo sistematicamente, nas filas dos bancos, na academia, na escola, no trabalho e em todo lugar. Temos a árdua missão de mostrar para o mundo que não somos do mal e que não somos aberrações como as "múmias" nos pintam. Somos cidadãos e cidadãs em pleno goso de nossa cidadania, pagamos impostos, votamos e podemos ser votados, trabalhamos, amamos e somos amados, enfim, vivemos!

    ResponderExcluir
  2. Nikole,
    Você tem certeza que leu o texto postado? Pelos seus argumentos, eu creio que não, pois não há qualquer relação entre o que você escreveu com o conteúdo publicado. Com esta atitude você perderá a credibilidade e ninguém mais lerá seus comentários. Aproveite os conteúdos e expresse suas opiniões. Mas mantenha a coerência. Assim, todos ganham: você e nós leitores.

    ResponderExcluir