domingo, 2 de junho de 2013

Para psicólogos, transexualismo não é doença

Carolina de Andrade 
20/11/2012

A visão do transexualismo como doença é controversa. Uma ação mundial tenta retirá-lo dos manuais de doenças da OMS e da Associação Americana de Psiquiatria.

Transtorno de identidade sexual na infância divide especialistas A campanha "Stop Trans Patologization" ["Parem de patologizar os trans"] tem o apoio, aqui, do Conselho Federal de Psicologia.

Segundo a psicóloga Ana Ferri de Barros, que coordena a comissão de sexualidade e gênero do conselho paulista, o acesso à cirurgia de mudança de sexo pelo SUS não deveria depender do diagnóstico.

"Defendemos a despatologização das identidades 'trans' e também o acesso universal à saúde", diz.

É também a posição da cientista social Berenice Bento, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. "Não há exame que ateste a transexualidade [termo usado por quem é contra a patologização]."

Para Bento, gênero é construção social e o diagnóstico do transtorno na infância, absurdo: "Quem precisa de tratamento são os pais".

Já na visão do psicanalista Roberto Graña, o transtorno deve ser tratado como uma perturbação no desenvolvimento. Ele considera o transexualismo uma recusa em aceitar o real, o sexo biológico e, portanto, uma doença. Diz ainda que tratamentos hormonais são inúteis e perigosos na juventude.

A psicanalista e colunista da Folha Anna Veronica Mautner afirma ser "muito difícil" estabelecer limites entre as origens do distúrbio, hormonais, comportamentais ou de outra ordem. "Cada caso é um caso."

Disponível em http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2012/11/20/para-psicologos-transexualismo-nao-e-doenca.jhtm. Acesso em 29 nov 2012.

Um comentário:

  1. DISCORDO DO PSICANALISTA,QUEM ACEITA O REAL?TODOS NOS NÃO SOMOS ENTÃO , NO MÍNIMO, NEURÓTICOS?QUANDO NÃO ACEITO SER CARECA E FAÇO IMPLANTE, TENHO NEGAÇÃO DO REAL?E AS PLÁSTICAS?E A BARIÁTRICA PARA EMAGRECER POR NÃO ACEITAR UM CORPO OBESO?OS MEUS PACIENTES TRANSEXUAIS NÃO CHEGAM AO MEU CONSULTÓRIO ACHANDO-SE PERTENCENTES AO OUTRO SEXO, MAS DIZENDO QUE SENTEM-SE PERTENCENTES AO OUTRO SEXO(NÃO HA PSICOSE).APENAS PRECISAM FICAR MAIS PARECIDOS COM AQUILO QUE SIMPATIZAM!!!!CONVENHAMOS QUE A ROBERTA CLOSE TEM MUITO MAIS AFINIDADE COM O QUE A NOSSA CULTURA CHAMA DE FEMININO.....NÃO CONSIGO VE-LA COMO HOMEM, SE NÃO NA CONDIÇÃO TRANS!

    ResponderExcluir