BBC BRASIL
16 de
maio, 2012
O anúncio da casa Paddy Power, veiculado pela TV e pela
internet, foi criado especialmente para ser exibido em fevereiro, antes do dia
reservado às mulheres no Festival de Cheltenham, que sedia uma das mais
célebres séries de corridas de cavalos da Grã Bretanha.
Ele provocou o envio de mais de 400 queixas à Advertising
Standards Authority (ASA), entidade independente que regula o segmento de
publicidade na Grã Bretanha, que decidiu que a peça publicitária não deve ser
mostrado novamente na sua forma atual.
O anúncio dizia: "...vamos fazer o dia das mulheres (no
festival) ainda mais emocionante com o envio de algumas belas senhoras
transexuais para (ajudar a) diferenciar garanhões de éguas".
O comercial mostrava uma série de rápidas imagens de pessoas
no evento, enquanto uma voz representava alguém tentando identificar o gênero
do retratado.
Ao acolher as queixas, a ASA disse: "Nós consideramos
que o anúncio banaliza uma questão altamente complexa e representa um número
comum de estereótipos negativos sobre transexuais. Consideramos que, ao sugerir
que as mulheres transexuais seriam parecidas com homens travestidos, e que o
gênero poderia ser associado a um jogo, o anúncio reforçou de forma
irresponsável os estereótipos negativos.
A entidade também condenou a maneira que os termos
"garanhões" e "éguas" foram usados no anúncio.
'Especialmente frustrante'
A direção da Paddy Power informou que não tinha a intenção
de causar dano ou ofensa e que a empresa ficou desapontada com a decisão da
ASA.
Um porta-voz disse: "Essa decisão é especialmente
frustrante dado que o comercial tinha sido pré-aprovado pela Clearcast (uma
organização não governamental que avalia previamente a publicidade na televisão
britânica), que então considerou que o humor neste anúncio, embora não para
todos os gostos, ficou aquém de causar ofensa. Além disso, pedimos à Sociedade
Beaumont, um dos principais grupos transgênero do país, para comentar o
roteiro."
"Também escalamos exclusivamente membros da comunidade
trans nos vários papéis transexuais do comercial."
"Finalmente, é importante ressaltar que o comercial tem
quase 600 mil visualizações na internet, com o dobro de 'gosta' do que de 'não
gosta' nas avaliações de quem assistiu".
Disponível em
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120516_paddy_rp.shtml. Aceso
em 22 jul 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário